Nosso símbolo
Decodificação
Quanto à forma:
O Círculo na simbologia das formas, é considerado o sinal supremo da perfeição, da união e da plenitude. Em todas as épocas foi identificado como o símbolo do Universo, da perfeição espiritual, da união dos elementos, da energia e da plenitude do ser completo.
Quanto à cor:
O Ouro velho (com textura esverdeada). Metal místico que representa a perfeição da matéria. Símbolo da riqueza, da durabilidade, da perenidade, do esplendor, glória poder e nobreza.
Quanto aos elementos que o compõem:
1 – O Sol como plano de fundo. Com seus raios, o Sol simboliza o poder, a liderança, a magnificência e a fertilidade. Em termos esotéricos representa a ampliação da nossa Consciência Superior nos iluminando com sua sabedoria.
2 – Os dois Pinheiros. Na heráldica, o Pinheiro se enquadra na categoria de árvore, símbolo da robustez, do vigor, da honestidade e da virilidade. Como Pinheiro, além de ser símbolo representativo do Estado do Paraná, por sua capacidade de sobrevivência mesmo em terras menos férteis, simboliza a vida, a imortalidade e a fecundidade.
3 – O Compasso e a régua. O Compasso representa a justiça. A justa medida no julgamento dos atos dos homens. A exatidão na pesquisa dos sentimentos pelos quais devem ser pautados os atos de cada um. A régua símbolo da retidão, do método e da lei, é considerada emblema de aperfeiçoamento. Significa ainda o meio de assegurar o cumprimento das normas do comportamento humano, sem as quais não pode haver ordem. Conjugados, eles compõem um terceiro símbolo: um triângulo com o vértice para cima.
4 – O Triângulo, resultante da composição entre o compasso e a régua, é o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio. Voltado para cima representa a relação com o masculino e com a fertilidade. Representa, na alquimia, o elemento fogo, princípio da estabilidade e do equilíbrio.
5 – O Pórtico simboliza a passagem do mundano para o sagrado. A abertura para um estado divino. Símbolo arquétipo que representa uma Porta de Entrada ou passagem do mundo material para o mundo divino.
6 – A Ampulheta é o símbolo do inexorável escoamento do tempo, da necessidade de agir e da efemeridade da existência humana. A quantidade de areia contida nos recipientes é a medida dos nossos dias de vida. Nem mais nem menos. Nos lembra que nada que possamos fazer pode prolongar a nossa existência além do tempo concedido pelo Grande Arquiteto do Universo para que realizemos a nossa missão na terra.
7 – A letra G, localizada além do pórtico, representa a presença do Grande Geômetra (o Deus Pitagórico) ou do Grande Arquiteto do Universo Maçônico.