ARLS Trajano Reis Nº 100 - GOP

DIFERENÇA ENTRE CANDIDATO, POSTULANTE, RECIPIENDÁRIO, NEÓFITO E INICIANDO

Do livro Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores

Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz

CANDIDATO: Como candidato é aquele que se candidata a alguma coisa, em princípio, se poderia dizer que candidato é uma palavra inadequada, pois não basta querer ser Maçom, não basta se candidatar a ser Maçom, é preciso que um Maçom o julgue em condições, é necessário ser convidado, é imperativo ser escolhido, sendo estas, a priori, as palavras que melhor designariam a situação do indivíduo não iniciado que aguarda ser aprovado para ingressar na Ordem.

Todavia, candidato é o termo usado e está rigorosamente correto, pois após atenta observação de seus procedimentos na sociedade, um Maçom primeiramente o escolhe, após o que o convida, entregando-lhe um formulário-proposta de admissão. Ao aceitar receber tal proposta – e poderia não aceitá-la – ele passa à condição de candidato, assim se conservando até que, depois de sindicado, tenha sido aprovado por escrutínio secreto o seu ingresso.

Portanto, para ser um candidato, o indivíduo passa antes pelas fases de observação, de escolha e de convite.

Entre outras características a serem observadas, antes do convite deverão ser verificadas as seguintes condições básicas indispensáveis para ingressar na Maçonaria:

– Crer na existência de um princípio Criador;

– Ser homem livre e de bons costumes;

– Ser consciente de seus deveres para com a pátria, seus semelhantes e consigo mesmo;

– Ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que lhe permita prover suas necessidades pessoais e de sua família, a sustentação das obras da Instituição e socorrer os necessitados; e

– Possuir intelecto suficiente para lhe permitir, futuramente, a compreensão do simbolismo e da filosofia maçônica.

POSTULANTE: Postulante é aquele que postula, que cumpriu o período de postulado, que se candidata a noviço. Nesse sentido, na Maçonaria, postulante é o indivíduo não iniciado que, já devidamente sindicado e aprovado por escrutínio secreto, aguarda o momento de sua iniciação.

Como postulante ele será recebido no dia de sua iniciação e participará dos ritos preliminares, assim se conservando até que passe pela prova do elemento Terra, pela Câmara das Reflexões.

RECIPIENDÁRIO: Recipiendário é aquele que tem algo a receber, aquele que é recebido ou admitido solenemente em uma agremiação. Assim, na Maçonaria, recipiendário é o indivíduo ainda não iniciado que, ritualisticamente preparado, passou pelos ritos preliminares e pela prova do elemento terra.

Sob este nome é designado até que passe por todas as demais provas a que é submetido e formule o seu solene juramento.

NEÓFITO: Neófito é aquele que acabou de ser recebido em uma corporação, noviço, catecúmeno, recém batizado, recém convertido. Na Maçonaria, neófito é o nome pelo qual é chamado o iniciando após ter prestado seu juramento solene, assim se mantendo até que veja a Luz Maçônica e seja constituído Aprendiz Maçom pelo Venerável Mestre da Loja.

INICIANDO: Nome genérico que se dá aos Postulantes, Recipiendários e Neófitos

Gostou deste Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Share no Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.